Inflação é um aumento geral e continuado dos preços de bens e serviços. Isso pode ser causado por vários fatores, como aumento da oferta de dinheiro, aumento dos custos de produção, ou aumento da demanda por bens e serviços. A inflação pode ter efeitos negativos na economia, como a redução do poder de compra da moeda e aumento dos custos de produção para as empresas.
O que é o IPCA?
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) é o principal indicador de inflação no Brasil. Ele mede a variação mensal dos preços de bens e serviços consumidos pelos brasileiros, incluindo alimentação, saúde, transporte, educação, vestuário, entre outros. O IPCA é calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e é utilizado como referência para a meta de inflação estabelecida pelo Banco Central do Brasil.
O IPCA é calculado com base em preços coletados em uma amostra de estabelecimentos e domicílios de todas as regiões do país. Ele é ponderado de acordo com a importância relativa dos diferentes itens na cesta de consumo das famílias, de acordo com pesquisas de orçamento familiar. O IPCA é atualizado mensalmente e é utilizado para avaliar o desempenho da economia e para tomar decisões sobre políticas monetárias e fiscais.
O IPCA acumulado nos últimos 12 meses
Relação entre Inflação e PIB
O Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação estão relacionados de várias maneiras. O PIB é uma medida da produção econômica de um país e a inflação é uma medida do aumento dos preços.

